História do projeto

O projeto Meninas nas ciências foi incentivado pelo projeto de mesmo nome inicialmente realizado pela Prof. Daisy Luz, professora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense e umas das fundadoras da Casa da Descoberta dessa mesma instituição.

Essa releitura do projeto busca entrevistar meninas e mulheres do Brasil para trazer suas histórias de vida à tona, mostrando os desafios enfrentados, as conquistas e como elas se inseriram nessa grande e diversa área que chamamos de ciências!

Buscamos, por meio do projeto, incentivar meninas e mulheres a conhecer sobre as ciências, despertando nelas um interesse e demonstrando que elas podem pertencer a esse local se assim desejarem. Buscamos ser um espaço de apoio e estudo sobre o tema. Temos como principal objetivo aumentar a consciência e a importância de reduzir as forças invisíveis que dificultam meninas e mulheres a alcançar seus objetivos e seguir seus desejos, bem como inspirar outras pessoas a seguir seus sonhos!

Sobre o logo

A idealização do logo do projeto partiu de três princípios demonstrados abaixo. Agradecemos a artista Lorena Deluiz por aceitar o desafio!

3 mulheres

Em sua forma mais reduzida nós podemos classificar os ramos da ciência ou disciplinas científicas (ciências físicas, as ciências da vida e as ciências da terra) em três grupos principais:

  1. Ciências formais
  2. Ciências naturais
  3. Ciências sociais

Como desejamos representar todas as meninas nas ciências e todas as ciências, elas são o ponto de origem, o fator comum de representatividade das disciplinas. Essas três não poderiam nunca estar faltando!

A arte

Mas não queremos representar apenas três mulheres, queremos representar a nós mesmas, cientistas brasileiras! E qual a melhor forma do que trazer a arte urbana? Ela possui uma expressão muito forte no Brasil, além de estar ligada a resistência e a persistência e também vem ganhando grande representatividade feminina. Buscamos através dela representar nossa origem, o local que desejamos atuar, nossa filosofia e nos desvincular um pouco de toda a questão formal de projetos puramente acadêmicos!

A cor

O mundo não é definido por azul e rosa! É um local multicolorido e multifacetado, pluralidade é a palavra ideal para resumir o que buscamos. Mas como representarmos isto? Este trabalho já está sendo feito com o nosso novo esquema de cores adotado, tanto em nossas redes quanto em nosso site! Cores primárias, a origem das cores com sua junção, uma grande mistura. Interessantemente o número três acaba por retornar, três mulheres e três cores, que desejamos representar com essa grande combinação e todas as possibilidades!

Prêmios

O projeto Meninas nas Ciências foi contemplado com:

  • Chamada para Fomento à Projetos de Extensão (FOEXT) da PROEX-UFF 2020.
  • Prêmio Neurociências e Arte Nise da Silveira na XLIII Reunião Anual da SBNeC 2020.
  • Prêmio Jovem Neurocientista Raymundo Francisco Bernardes na XLIII Reunião Anual da SBNeC 2020.
  • Chamada para Fomento à Projetos de Extensão (FOEXT) da PROEX-UFF 2021.
  • Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologia Social 02/2021 AGIR/PROPPI
  • Chamada para Fomento à Projetos de Extensão (FOEXT) da PROEX-UFF 2022.

O projeto de extensão Meninas nas Ciências está cadastrada no SigProj sob o protocolo 347119.1925.86178.09022020 pela Universidade Federal Fluminense e coordenado pela Profª. Drª. Adriana Melibeu

Skip to content